Resultados de Aprendizagem

Resultados de Aprendizagem do Curso

O Mestre em EGSI deve ser capaz de:

RA1. Conceber estruturas organizacionais necessárias e suficientes para que uma unidade organizacional possa atingir a sua finalidade, projectando os respectivos processos e definindo os papeis a desempenhar pelas pessoas e pelas tecnologias da informação;
RA2. Gerir a adopção e utilização das tecnologias da informação e suas aplicações por forma a optimizar a eficácia e eficiência organizacional;
RA3. Melhorar situações de trabalho através da utilização de tecnologias da informação;
RA4. Conceber e construir aplicações informáticas de suporte a situações de trabalho organizacional cujos requisitos tenham sido definidos e justificados.

 

Resultados de Aprendizagem das Unidades Curriculares

Desenvolvimento de Sistemas de Informação

  • Compreender a finalidade e actividades que constituem a actividade de desenvolvimento de sistemas de informação
  • Distinguir o processo de desenvolvimento de sistemas de informação de outros processos de intervenção organizacional relacionados com a adopção de tecnologias de informação e de processos de construção de aplicações informáticas
  • Aplicar o UML na representação de sistemas de informação e de sistemas informáticos
  • Comparar metodologias de desenvolvimento de sistemas de informação
  • Participar na condução de um processo de desenvolvimento de sistemas de informação.

Engenharia do Trabalho dos Processos e das Organizações

  • Interpretar situações de trabalho enquanto sistemas de informação
  • Explicar os elementos constituintes de um sistema de trabalho
  • Especificar processos de negócio, seus objectivos, regras e indicadores de desempenho no cumprimento de estratégias organizacionais
  • Explorar cenários de melhoria dos processos organizacionais, nomeadamente, tendo em conta o potencial das Tecnologias de Informação
  • Formular e justificar recomendações para melhoria dos processos organizacionais
  • Avaliar as alterações que a redefinição de processos organizacionais e a adopção de Tecnologias da Informação introduzem nos sistemas de trabalho

Gestão da Segurança e Auditoria de Sistemas de Informação

  • Avaliar o sistema de informação de uma organização nas vertentes da sua gestão, eficácia, eficiência e integridade
  • Organizar as funções segurança e auditoria de sistemas de informação de uma organização
  • Planear, conceber, implementar e aplicar medidas de segurança de sistemas de informação numa organização
  • Saber o que não se sabe e o que importaria saber no domínio de estudo da segurança e auditoria de sistemas de informação

Gestão de Sistemas de Informação

  • Discutir o que é a Gestão de Sistemas de Informação de uma organização, a sua importância e inserção organizacional
  • Reconhecer as competências e características fundamentais dos gestores de sistemas de informação de hoje
  • Discutir limites e conteúdos das diferentes actividades de intervenção a que recorre a Gestão de Sistemas de Informação
  • Discutir os fundamentos, motivações, problemas e resultados da actividade de planeamento de sistemas de informação

Gestão do Conhecimento da Aprendizagem e da Inteligência Organizacional

  • Descrever diferentes perspectivas sobre conhecimento e gestão de conhecimento
  • Aplicar métodos de Gestão de Conhecimento
  • Avaliar o papel dos sistemas de informação organizacionais na estrutura e função dos processos da mente organizacional
  • Diagnosticar disfunções de aprendizagem e inteligência organizacional
  • Propor intervenções organizacionais para reduzir ou eliminar disfunções de aprendizagem e inteligência organizacional

Gestão do Desenvolvimento de Software

  • Planear e controlar as actividades de desenvolvimento de sistemas de software de elevada complexidade, para obter soluções economicamente viáveis, recorrendo explicitamente a técnicas de aferição da maturidade processual, teste e gestão dos custos de software e de planeamento e controlo de projectos.
Implementação de Serviços de Informação
  • Descrever e explicar o processo de desenvolvimento de serviços de informação bem como as técnicas, métodos e ferramentas nele utilizáveis.
  • Transformar uma ideia num serviço de informação.
  • Conduzir (participar na condução) um processo de desenvolvimento de serviços de informação, incluindo: - planear uma estratégia para o processo de desenvolvimento, seleccionar métodos, técnicas e ferramentas apropriadas e justificar as escolhas efectuadas.
  • Implementar (saber fazer) uma solução informática de suporte a um serviço de informação acessível via web.

Metodologias e Processo de Software

  • Desenvolver (e mais concretamente analisar e conceber) sistemas de software de elevada complexidade, para obter soluções correctas e fiáveis, recorrendo explicitamente a técnicas de engenharia a gestão de requisitos e de modelação e concepção de software.
Sistemas de Apoio à Decisão
  • Definir e aplicar os conceitos sobre tomada de decisão, suporte computacional, modelação e análise, e sistemas de apoio à decisão
  • Desenvolver sistemas de apoio à decisão recorrendo a modelos, técnicas e tecnologias de Business Intelligence, Data Warehouse, aquisição de dados, Data Mining, visualização, investigação operacional e simulação assim como ferramentas de desenvolvimento
  • Integrar conhecimento sobre Sistemas Baseados em Conhecimento, Aquisição, Representação de Conhecimento e Raciocínio e Sistemas Inteligentes para desenvolver Sistemas de Apoio à Decisão Inteligentes
  • Analisar a implementação de Sistemas de Suporte à Gestão na era do e-Business
  • Conduzir e gerir projectos de desenvolvimento de Sistemas de Apoio à Decisão

Sistemas para a Inteligência do Negócio e da Organização

  • Aplicar os conceitos e as tecnologias associados aos sistemas de Business Intelligence e Inteligência Competitiva na perspectiva dos Sistemas de Informação para o suporte e optimização da Gestão e da Tomada de Decisão estratégica, táctica e operacional, com o objectivo de criar vantagem competitiva
  • Desenhar e avaliar sistemas de Business Intelligence com base em tecnologias de recolha e de armazenamento de informação como as Bases de Dados e Data Warehouses
  • Aplicar técnicas modelos, metodologias, tecnologias e ferramentas de Data Mining e Descoberta de Conhecimento em Bases de Dados
  • Conduzir e gerir projectos de descoberta de conhecimento atendendo a objectivos como a classificação, a segmentação, a análise de séries temporais e sequências de dados.